Qualidade em prestação de serviço, o legado da tecnologia no Direito.

Qualidade em prestação de serviço, o legado da tecnologia no Direito.

Atualmente vivemos na era da tecnologia, e cada vez mais, visando o benefício do consumidor, os serviços tradicionais estão sendo robotizados, sofrendo um processo de mutação que possibilita acesso à informação, produtos e até mesmo serviços ao alcance de um clique pelo smartphone, notebook, tablets, e etc.

Os prestadores de serviços que não se adaptarem ao novo mundo, certamente estarão fadados ao fracasso em curto-médio prazo, pois, hoje, quem dita à regra e determina o sucesso dos negócios é o atendimento de qualidade ao consumidor, ao cliente.

Na realidade, essa regra sempre foi ditada pelos consumidores, porém, em virtude da baixa oferta de serviço de qualidade, a má-prestação de serviço perdurou ao longo dos tempos e conseguiu sobreviver no mercado.

Hoje, a realidade impõe uma postura diferente. Cada vez mais nos deparamos com pesquisas de satisfações, avaliações, canais de reclamações eficazes, e, consequentemente, melhor atendimento ao cliente.

Então, seria essa a “era da extinção dos serviços tradicionais?” Como por exemplo, a advocacia?

Bem, na minha humilde opinião, não. Entretanto, assim como na maioria esmagadora dos serviços tradicionais, a advocacia também está em processo de mutação e adaptação ao novo mundo, o da tecnologia.

Como consequência da mudança haverá certa extinção de algumas demandas repetitivas, as chamadas demandas “em massa” que poderão ser conduzidas por processo de robotização, o que, de uma forma ou de outra impulsionará o mercado a um processo de qualificação e de especialização, que se refletirá em benefício da sociedade.

Os profissionais da área terão que atingir a excelência em seu segmento de atuação, e de maneira humanizada e, estritamente “profissional”, tratar de demandas específicas com os clientes, e serão forçados a atuar de forma artesanal e estratégica.

A mudança sempre existiu, e sempre vai existir, é característica da sociedade, do ser humano. O importante é perceber a mudança e se adequar ao momento atual. A solução é melhor do que a reclamação.

Por tanto, nós, da Tompson Advocacia, adotamos a postura de nos colocar no lugar do cliente, para sempre, oferecer uma prestação de melhor serviço, individualizada, e de melhor qualidade.

 

Autor: Vitor Tompson, é advogado, especializado em direito tributário pelo Instituito Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), fundador do escritório Tompson Advocacia.

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